
Realidade virtual
A realidade virtual corresponde a um ambiente artificial criado com software e apresentado ao usuário de forma a que este suspenda a crença e a aceite como um ambiente real.
Por outro lado, é uma interface considerada como a mais avançada, porque oferece ao utilizador sensações e informações sobre o mundo virtual tal e qual como existem no mundo real. Consideramos que a realidade virtual é uma aplicação avançada das tecnologias multimédia, que utiliza vários meios/media para conseguir estimular os cinco sentidos humanos – de forma que, qualquer utilizador consiga ter uma experiência interativa.
Evolução do Conceito
1980's
Janon Lanier - sistemas interativos que criavam simulações a vários utilizadores num ambiente partilhado.
1994
Latta – interface avançada entre o homem e a máquina simulando um ambiente realista possibilitando a sua interação com os utilizadores.
1995
Pimentel – uso de alta tecnologia para convencer o utilizador de que ele está noutra realidade, obtendo o seu envolvimento total.
2007
Nuno Ribeiro - "um conjunto de tecnologias que proporcionam um conjunto alargado de sensações, aliado ao controlo de perspectiva, de modo a iludir os sentidos, fazendo crer que se está na presença de um objecto, num dado local ou numa determinada situação (…) quantos mais sentidos forem envolvidos, mais real se tornará a ilusão”.