
História da interface homem-máquina
1500-1950
1500 - Leonardo da Vinci inventou o “calculador mecânico”, que nunca chegou a ser produzido, na época.
O calculador mecânico era baseado num sistema de rodas dentadas numeradas de 0 a 9, capaz de fazer somas e subtrações com números que poderiam ter até 13 algarismos.
1621 - William Oughtred inventou a régua de cálculo.
1623 - Wilhelm Schickard concretiza as ideias esboçadas por Leonardo da Vinci – em Héron – mas comos os dois exemplares que elaborou não funcionaram, acabou por ser apagado na história da multimédia.
1642 - Blaise Pascal inventou o primeiro calculador funcional – o Pascaline – capaz de realizar adições e subtrações.
1679 - Gottfried Leibniz cria a aritmética binária.
1830 - Charles Babbage cria a Analytical Engine, que é considerada como o primeiro computador, mas que nunca foi produzida durante a vida do inventor – por causa da sua complexidade. Todavia, foi construída em 1991, a partir dos planos originais e funcionou ;
1890 - Herman Hollerith cria um sistema de tabulação elétrico, especificamente, para o gabinete de censo dos E.U.A.
Esta tecnologia serviu de base para a abertura da empresa IBM.
1904 - É criada a primeira válvula, que permite a amplificação.
1943 - O exército dos E.U.A cria o ENAC - o primeiro, totalmente, eletrónico - projetado para o cálculo de trajetórias balísticas.
1950-1980
1947 - O transístor , componente que amplifica sinais elétricos baseados em material semicondutor, é inventado, nos Bell Laboratoires por William Shoddey, John Bareen e walter Bratain.
1956 - O instituto de tecnologia de Massachusetts (MIT) cria o primeiro computador eletrónico baseado em transístores, em vez de válvulas, desbravando o caminho para a nova era eletrónica.
1958 - Jack Kilby cria o circuito integrado com cinco componentes num só pedaço de silício.
1962 - Morton heiling desenvolveu um simulador denominado sensorama, que era uma cabine onde o utilizador percecionava: imagens 3D, som stereo, vibrações mecânicas, ar em movimento e aromas.
1971 - A Intel apresenta o primeiro microprocessador. O 4004, incorporando 2300 transístores num único circuito integrado ;
1976 - Stephen Wozniak e Steve Jobs mostram o computador Apple 1, comercializando em kit.
1977 - A Apple introduz o Apple 2 – considerado como o primeiro computador pessoal bem sucedido – embora o tempo PC tenha sido, posteriormente, popularizado pela IBM.
1980-1985 - Jaron lanier introduziu pela primeira vez a terminologia de “Realidade Virtual”, para caraterizar os sistemas interativos, que criam simulações a vários utilizadores num ambiente partilhado;
1980-2010
1981 - A IBM apresenta o seu Personal Computer (PC), equipado com o processador Intel 8088 (que o IBM funciona a 4,77MHz).
1986 - A NASA criou um ambiente virtual, onde os utilizadores poderiam: indicar comandos por voz, manipular objetos virtuais através dos movimentos das mãos e ouvir voz sintetizada com som stereo.
1987 - A VPL Research foi a primeira empresa a comercializa produtos de realidade virtual como a luva de dados (data glove) e o capacete de visualização virtual.
1990 - A Microsoft lança o Windows 3.0 - a primeira versão Windows que popularizou a utilização de aplicações gráficas no PC.
1994 - Latta definiu a realidade virtual como um interface avançado entre o homem e a máquina que simula um ambiente realista, permitindo que os utilizadores interajam com ele.
1995 - Pimentel descreve a realidade virtual como o uso de alta tecnologia para convencer o utilizador que ele eta noutra realidade, promovendo o seu envolvimento na totalidade.
1996 - Pierre Levy considera que existem dois campos distintos entre o real e o virtual, visto que, a realidade virtual é algo que existe em potência.
2007 - Segundo Nuno Ribeiro, a realidade virtual é “um conjunto de tecnologias que proporcionam um conjunto alargado de sensações, aliado ao controlo de perspetivas, de momo a iludir os sentidos, fazendo crer que se está na presença de um objeto, num dado local o numa determinada situação (…) quantos mais sentidos forem envolvidos, mais real se tornará a ilusão”